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Briga de pesos pesados: É melhor postar o vídeo no Youtube, Vimeo, Facebook, Flickr ou em todos?


Por Dennis Altermann do Midiatismo

Quando se planeja uma campanha dentro de mídias sociais é bem possível que seja usado um vídeo de divulgação ou mesmo um vídeo que faça parte da ação. Quando a pessoa que esta planejando chega nesta parte, sempre surge aquela dúvida. Onde devo postar o vídeo, Youtube, Vimeo, Facebook, Flickr ou algum outro? Pois é, são tantos serviços, cada um com uma vantagem… é melhor dar uma boa analisada antes.

A melhor metologia que encontrei para falar sobre o assunto é fazendo um rápido resumo de cada um dos serviços, com vantagens e desvantagens e depois uma opinião geral de quais são os melhores para se usar.

Youtube

Vamos começar primeiro pelo mais popular portal de vídeos da internet. O Youtube, comprado pelo Google alguns anos atrás, é de longe o maior site de compartilhamento de vídeos, recebendo mais de 60 minutos de vídeo por segundo.

Como plataforma de compartilhamento, ele é muito bom por ser acessível e bem conhecido. O além de tudo é o segundo maior buscador, perdendo apenas para o Google e isto deixa ele com uma grande vantagem, já que há mais chances de o seu vídeo ser encontrado.

O vídeo no Youtube deve ter no máximo 15 minutos, mas você pode enviar vídeos em HD e sem tempo limite fazendo a verificação de sua conta (https://www.youtube.com/my_videos_upload_verify ).

Dois pontos negativos do Youtube que podemos lembrar são a presença de anúncios e a facilidade com que o usuários pode “sair” do seu canal, ou seja, os vídeos relacionados do Youtube podem mostrar vídeos de outros canais (se esta incorporado ele aparece apenas botão de ver novamente). O Youtube é mais popular, portanto é normal que os vídeos sejam assistidos, por padrão, em baixa qualidade.


Vimeo

Não é muito conhecido aqui no Brasil, não se vê muitas empresas usando a ferramenta também. Mas lá fora o Vimeo é relativamente bem conhecido e sempre teve um ar de “qualidade de design” maior, já que libera upload em HD já faz tempo.

Outra grande vantagem do Vimeo, que reforça essa ideia de qualidade, é a possibilidade de assinar a versão Plus, que custa US$ 59,95 hoje. Nesta versão, você tem 5gb de espaço de armazenamento por semana, não tem anúncios, vídeos HD ilimitado, HD para vídeos incorporados e algumas outras funcionalidades.

O Vimeo também é bom por ter um player com design mais limpo e que ao final mostra apenas os vídeos relacionados de seu canal. Uma vantagem do Vimeo em relação ao Youtube é a sua possibilidade de, ao fazer a busca dentro do site, buscar por mais comentado e mais “curtido”. Ou seja, no Vimeo as interações sociais e comentários em geral ajudam no posicionamento do vídeo. O “padrão” na hora de assistir um vídeo no Vimeo geralmente é em qualidade maior, quase sempre em 720p ou 1080p.


Facebook




Apesar de muita gente não estar sabendo, o Facebook também permite o envio de vídeos em seu perfil e fan page. Algumas empresas tem considerado o Facebook na hora de enviar um vídeo de uma ação, pois o player é muito bom e tem algumas funcionalidades interessantes.

O vídeo pode ser enviado na fan page da empresa, deve ter no máximo 1Gb de tamanho e 20 minutos de duração. Da para fazer muita coisa interessante, só é ruim se você pretende colocar um filme disponível mesmo, haha.

A grande vantagem do Facebook nesse caso é que, ao ser postado na página, tem o botão de “Curtir” a página na parte superior do vídeo. O lado ruim é que é mais complicado de fazer incorporação do vídeo do Facebook, nada que um rápido tutorial não salve o dia.


Flickr
Apesar de estar cada vez mais de lado, o Flickr ainda continua muito grande. O serviço do Yahoo tem foco em fotos de alta qualidade, usado principalmente por fotógrafos, mas também permite o envio de vídeos, apesar de não ser muito usado para isso.

Mas as possibilidades de envio no Flickr para vídeos é realmente mais limitado, porque você poderá enviar apenas 2 vídeos de 90 segundos e/ou 150mb na conta gratuita e vídeos ilimitados de 90seg e 500mb na versão paga, que custa R$45,90 por ano. A versão paga também lhe garante reprodução em HD.

O vídeo, ao ser incorporado, não mostra os relacionados, mas ao menos tem um player muito limpo.


Considerações finais. Qual escolher afinal?

Essa é uma decisão que vai depender bastante do objetivo do vídeo. Se o objetivo é atrair visualizações de um grande público, prefira o Youtube. Mais conhecido, mais chance de ser achado no Google, etc. Está é a resposta simples, que vai ser a definitiva para 60% dos casos.

Mas por outro lado, o Vimeo também é um ótimo player, principalmente para vídeos que tenham alguma relação forte com design, afinal, oferecendo mais qualidade de vídeo, com um player mais bonito, o seu vídeo vai ter ainda mais destaque.

O Facebook também tem a sua parcela nesse mercado, sendo um dos maiores sites de compartilhamento de vídeo (mesmo que esse não seja seu objetivo principal), ele é muito bom para vídeos que estão servindo de apoio para uma fan page que quer atrair fãs. O que “empobrece” um pouco ele é a dificuldade de incorporar, o que pode complicar a vida de quem quiser, por exemplo, postar o vídeo em seu blog.

O Flickr é muito bom, mas só para quem gosta de trabalhar com muitas imagens de alta qualidade (como fotógrafos) e vai postar o vídeo dentro da sua conta, o que vai atrair as pessoas a verem as suas fotos e/ou outros vídeos. De um modo geral, o vídeo no Flickr não é grande coisa, portanto não vale o tempo investido na maioria dos casos. Apesar de seu player ser limpo no visual, ele ainda perde para o Vimeo nesse sentido.


E posso então escolher mais de um?

Sim, você é livre para fazer isto. Mas aconselhamos que faça isto com cuidado, pois você pode acabar “dispersando” suas visualizações. Uma prática comum e muito recomendada é ter o vídeo no Youtube e também no Facebook, já que um será para uso mais geral e o outro pode ser melhor usado dentro da rede social, principalmente se a sua empresa tiver uma presença forte por lá.

O Vimeo é um lugar a parte, se você optar por ele, não tem porque adicionar no Youtube. Mas pode ser interessante postar também no Facebook, dependendo da estratégia de mídias sociais da empresa.

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